sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Configurando a rede no Windows

A configuração de rede no Windows é um assunto bastante conhecido, pois a configuração é bastante similar entre as diferentes versões do Windows e a configuração gráfica torna tudo mais simples. Entretanto, é justamente a aparente simplicidade que faz com que muitos recursos passem despercebidos. Este é um tutorial "mais que completo" sobre a configuração de rede no Windows, incluindo tópicos avançados, configuração de redes wireless e a configuração no Vista.

A configuração de rede no Windows é um assunto bastante conhecido, pois a configuração é bastante similar entre as diferentes versões do Windows e a configuração gráfica torna tudo mais simples. Entretanto, é justamente a aparente simplicidade que faz com que muitos recursos passem despercebidos. Vamos então a uma revisão de como configurar a rede nos clientes Windows, incluindo as peculiaridades do Vista e alguns tópicos avançados e o uso da linha de comando.
Começando do básico, no Windows XP, a configuração de rede é dividida em duas partes. A principal vai dentro do "Painel de Controle > Conexões de rede" ("Conexões dial-up e de rede" no Windows 2000), onde são listadas todas as interfaces de rede disponíveis:

veja a imagem....


Dentro das propriedades de cada interface, vai uma lista dos protocolos e dos serviços disponíveis. O absoluto mínimo é o suporte a TCP/IP, que é instalado por padrão. Em seguida temos o "Cliente para redes Microsoft", que permite que você acesse compartilhamentos de rede em outras máquinas e o "Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft", que é o componente servidor, que permite que você compartilhe arquivos e impressoras com outras máquinas da rede.
O compartilhamento de arquivos e impressoras no Windows é baseado no protocolo SMB/CIFS, que é suportado no Linux através do Samba. Graças a ele, máquinas Linux podem participar da rede, tanto atuando como servidores, quanto como clientes.
Até o Windows 98, a configuração da rede era baseada em um conceito mais confuso, onde os protocolos eram relacionados às interfaces e tudo era mostrado em uma única lista. Você podia então ter listadas três versões do TCP/IP, sendo uma para cada uma das placas de rede instaladas e outra para o modem, por exemplo. Aqui temos dois screenshots, com a configuração de rede no Windows 95/98 (à direita) em comparação com a interface atual, que foi adotada apenas a partir do Windows 2000:

0 comentários: